Pelo visto o seu FB é por programa.... se fosse serviço seria algo assim:

    if not (ServiceGetStatus(nil, 'FirebirdGuardianDefaultInstance') =
SERVICE_RUNNING) then
      ShellExecute(0,'open', 'fbguard.exe',
'',PChar(ProgDir+'FireBird\Bin'),SW_SHOW);
    //inicia o guard... ele inicia o server e fik tudo certo

Guidi