Amigos,

Vou usar pela primeira vez o DBExpress (DBExpUibfire15.dll), já sei como fazer
a conexão com o banco e pesquisando na net, percebi que os componentes mais
usados com o DBExpress são: SQLConnection + SQLDataSet + DataSetProvider +
ClientDataSet + DataSource, mas não sei fazer o seguinte:

Depois que inclui os campos selecionados do Fields Editor do ClientDataSet para
o formulário não tenho idéia de como faço as operações (Novo, Gravar, Excluir e
Pesquisar) e mandar os dados dos DBEdit para o banco, pois gostaria de colocar
esses códigos SQL em botões;

Estou usando um generator/ trigger para o campo_ID e não sei como fazer para
que esse DBEdit, receba automaticamente o valor do campo_ID do banco de dados;

Também gostaria de saber como e quando devo usar parâmetros.

Alguém poderia me dar algumas dicas?

Valeu e obrigado pela atenção.

Luis Jr

 Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer
compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!