Fala Walter e pessoal!

no Oracle XE vc não tem que se preocupar com nada disso.

Respondendo a dúvida do nosso colega: o que vale é USER_SEGMENTS
ativos. Vc pode alocar espaço para 50G mas se só tiver 2G ocupados,
ele só vai considerar os 2Gb.

No 10XE, vc define o tamanho do espaço alocado conforme suas
necessidades. Vc aloca o espaço em discos separados para otimizar o
tempo de acesso, pode dizer que a tabela x vai para um tablespace e a
y vai ficar em outro.

Para vcs terem idéia, vc tem o Recycle Bin onde vc pode recuperar
automaticamente tabelas ou outros objetos excluidos. O show de bola é
quando vc dá um SELECT para ver como estava a sua tabela a 5 minutos
(ou a 1 semana) atrás e recupera registros excluidos com um INSERT
simples.

Ou seja, SQLServer é banco para estudante :)))

Um abraço,
Josir.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Walter Alves Chagas Junior
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> [...]
> Delete from.
>
> O pessoal fala lá muito de um programa ou um comando chamado Shrink que
> permite reduzir o arquivo .mdf, mas eu nunca usei este comando e nem sei
> como usá-lo.
>

> []s
>
> Walter Alves Chagas Junior
> Projeto e desenvolvimento de sistemas
> Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
> Belo Horizonte - MG - Brasil
> [EMAIL PROTECTED]
> Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200
>
> Parabens Telemont - Somos a 8ª maior empresa do Brasil no segmento de

Como