Conheça nossas  APOSTILAS e CURSOS via e-mail.
  Ideal para quem não tem tempo e quer começar a estudar ou se aperfeiçoar.
  Desconto especial de 20% para pedidos acima de 3 apostilas ou cursos.
  Recomende a seus amigos.

  http://www.geronetservices.com

  To stop receiving this newsletter, click to remove.

Josir Gomes <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:  Boa noite galera,

Primeiro atenção na terminologia: o correto não seria chamar de MS-SQL já que
"SQL Server" todos são ??!

eu falei do MS-SQL para brincar com o Walter pois sabia que ele usa. :)

Mas eu concordo com ele que temos que prestar atenção no custo-benefício. Mas
mesmo nesse quesito eu iria preferir o Firebird ou o PostgreSQL que são muito
melhores que o MS-SQL, são mais leves e ainda podem rodar no Linux que é muito
mais estável que WinNT, 2000 ou 2003.

Quando eu faço aplicações para desktop para apenas 1 cliente, eu uso Firebird
sem pestanejar.

Entretanto, tem casos que o cliente ou a empresa para quem trabalhamos só nos
oferece o MS-SQL. Nesse caso, arregaçe as mangas e cai dentro da porcaria !!!
Vai sair o chequinho no fim do mês ? Então use feliz. Como profissional, vc
pode até indicar que a tecnologia não é boa mas se o cliente quer assim...

Na verdade, a questão do banco de dados está virando uma commodity, ou seja,
não é que determina o sucesso da aplicação. Tirando o Oracle e o DB2 que são
fora de série, os outros são os outros. O que diferencia a produtividade no
desenvolvimento já deixou de ser o banco de dados e passou a ser a arquitetura
que vc determina (se é SOA, se é client-server, etc) e as ferramentas (Delphi
no Desktop e Java na Web) que vc utiliza, etc.

Sobre a questão do DBA no Oracle: acho que isso é um mito que se difundiu no
mercado. Trabalho em várias empresas que usam Oracle e não tem DBA full-time.
No máximo eles contratam um cara para ir lá de 6 em 6 meses para rodar uma
estatística, dar uma otimizada no aceso aos discos. Eu tenho uma instalação com
20 usuários e eu mesmo sou o "DBA" nas horas vagas.

Instalações que precisam de um DBA full time geralmente tem vários servidores
replicados com fail-over, etc. Nesses casos, o salário do DBA é fichinha perto
do custo do ambiente. Nesses casos, ninguém nem cogita MS-SQL.

Saudações a todos!
Josir.

-----
Na verdade o SQL Server pela popularidade que ele tem no meio corporativo,
ele deixa muito a desejar. Ele tem uns troços cara, que não tem base meu.
Quando o Josir fez esta referencia a ele, eu cheguei a pensar que ele estava
fazendo algum tipo de referencialmento perjorativo a mim, já que aqui
trabalho com MSSQL e MSDE. Mas, pensando melhor, ele não deixou de dizer uma
ligeira verdade não. O Firebird por exemplo, que é um banco gratúito, feito
por uma legião de voluntários e que muitos cartolas tem preconceito, não
anda devendo nada ao SQL Server, que é pago..

Então convenhamos, o SQL Server não é um banco de dados excepcional não.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200

Parabens Telemont - Somos a 8ª maior empresa do Brasil no segmento de
construção!!