Segundo a documentação do Oracle, o truncate apaga todos os
registros da tabela reduzindo o tamanho ocupado para a definição
inicial na criação.

Uma ressalva: O tablespace não diminui com essa operação e,
portanto, não há liberação de espaço no disco.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Edu Nicácio
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> De você usar o comando:
>
> "Delete from tabela"
>
> o arquivo de dados permanecerá com o tamanho praticamente
inalterado. Isso é mais ou menos parecido quando executamos uma
formatação rápida no Windows: ele apenas recria a tabela de alocação
de arquivo com todos os cluesteres marcados como livres; os dados
ainda estão no disco!

> Para efetivamente recuperar espaço em um banco de dados, devemos
usar o comando:

> "truncate table TABELA"
>

> Aos colegas, peço que me corrijam se estiver errado.
>
> Abraços.

-------------
>       Atenciosamente:
>

>      Eduardo Cláudio Nicácio
>       Analista Programador JR.
>       Fábrica 02 - CTIS
>       Tel.: (11) 3150-6233
>       [EMAIL PROTECTED]
>       [EMAIL PROTECTED]

Versão Free

>   Isso eu não sabia....Quer dizer que se eu apagar todos os dados
de uma tabela, o banco não irá reduzir o espaço em disco?

> [...]
>   no máximo dois anos de produção diaria em uma empresa. Lembre-se
que ao
>   excluir um registro ou uma tabela no banco, ele não reduz este
espaço que
>   tinha sido alocado inicialmente.
>

>   []s
>
>   Walter Alves Chagas Junior
>   Projeto e desenvolvimento de sistemas
>   Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
>   Belo Horizonte - MG - Brasil
>   [EMAIL PROTECTED]
>   Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200
>
>   Parabens Telemont - Somos a 8ª maior empresa do Brasil no

[EMAIL PROTECTED]
>   nome de Andre Mesquita
>   Enviada em: quarta-feira, 9 de agosto de 2006 10:09
>   Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
>   Assunto: Re: [delphi-br] [OFF - TOPIC] -> Oracle 10g - Versão
Free

>   4GB de dados é bastante coisa para a maioria dos sistemas.
>
>   O maior problema, a meu ver, é que você só pode ter uma
instância do banco
>   de dados por máquina.
>
>   Se isso for satisfatório pra vc, usa ele. Até porque Oracle é
Oracle.

>   [ ]'s,

seu celular. Registre seu aparelho agora!