Bom dia,

Livros sobre Firebird em Portugues: (Firebird mesmo)
- Firebird Essencial, Carlos Cantu
- Dominando o Firebird, Helen Borrie
- Firebird 2.0 - O Banco de Dados do Novo Milênio, Carlos Cantu
- Firebird - Dicas de Segurança, Luiz Paulo de O. Santos

Tenho os dois primeiros dessa lista, e são muito bons. O livro da
Helen Borrie, é considerado como a "Bíblia" do Firebird.

Outros livros, como o que você mencionou, são baseados no Interbase
6.0, que é a base do Firebird 1.0. Entretanto, quase tudo que era
válido no Firebird 1.0, ainda é válido no 1.5 e no 2.0.

[]
Andrei

PS. Presumo que você seja do Vale do Sinos. Sou de Novo Hamburgo, e você?