Ok, mas o problema é que não chega nesse tratamento, já dá a mensagem em Inglês
direto...

  ----- Original Message -----
  From: Andre Mesquita
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Friday, August 11, 2006 11:40 AM
  Subject: Re: [delphi-br] Mensagem em Portugues de FOREIGN KEY!

  vc pode fazer o seguinte:

  procedure TFrmCadBanco.QPadraoDeleteError(DataSet: TDataSet; E:
  EDatabaseError; var Action: TDataAction);
  begin
    inherited;
    // FK_NOME é o nome da chave estrangeira.
    if pos('FK_NOME',E.Message) > 0 then
     MessageDlg('Existe(m) registros vinculados, não é possível excluir!!!',
  mtWarning,[mbOk], 0)
    else
     MessageDlg('Erro:'+ E.Message + '.', mtWarning,[mbOk], 0);
  end;