Cara seguinte, o INDY utiliza MIME para codificar, por sua vez nem todos os
clientes de emails abrem emails MIME, um grande exemplo é o Microsoft Outlook.

No windows existe uma API chamada MAPI que tem fins de criar um email com o
cliente de email padrão instalado (incredimail, outlook express, microsoft
outlook, eudora, thunderbird..).

Mapi tem uma limitação que é o seguinte:
Não é possível criar emails com o corpo da mensagem em HTML e anexos ou vc cria
um email com corpo HTML e sem anexos ou cria um email SEM FORMATAÇÃO com X
anexos.

Bem, existe um site na net que ensina tudo sobre MAPI, pois vc pode fazer tudo
via MAPI (acessar os contatos, enviar emails, logar e listar os emails, etc...

Bem, vamos ao que interessa, entre no site WWW.TORRY.NET no lado direito existe
um campo para pesquisa, nele digite MAPICONTROL e tecle enter. a consulta irá
retornar um componente chamato TMapiControl, free e opensource, baixe ele,
analize e altere algo se precisar, mais esse cara faz o que vc quer, CRIA
EMAILS COM O CLIENTE DE EMAILS PADRÃO DO SEU WINDOWS.

Ps.: para criar um email com corpo HTML, basta deixar o corpo (body) sem texto,
e anexar um arquivo HTML ao email. Assim quando o MAPI criar o email, se
existir somente 1 anexo e ele for um HTML, esse anexo se torna o corpo da
mesagem.

Espero ter ajudado, outro jeito, lhe garanto que GENERICAMENTE, não tem como!
Ou vc usa MAPI ou estuda o maior número de clientes de emails para fazer a
particularidade de cada um.
Eu mesmo pedir 2 semanas cassando na internet, foruns da borland entre outros,
e foi o máximo que consegui fazer...

Att.
Roberto