Estimada,

Bom dia. Um pequeno checklist;

- Verificar se você instalou o FB no servidor como sendo SUPERSERVER;
- Se o seu servidor for windows xp sp2, certifique-se de ter aberto a porta
3050/TCP no firewall do servidor;
- Não precisa compartilhar pasta nenhuma no servidor (alias não deve), basta
apenas que seu servidor tenha um IP fixo visivel na rede;

Feito isso na estacao verifique;
- De um ping no servidor: ping <IP_SEU_SERVIDOR> e veja se esta ok;
- Coloque a biblioteca fbclient.dll (e a gds32.dll por compatibilidade) no
diretorio windows\system32 e registre-as: Exemplo : regsvr32
c:\windows\system32\fbclient.dll;
- Modifique seu arquivo INI, na linha DATABASE pra que fique assim:
  DATABASE=192.168.0.1:C:\BRTESTE\DADOS\BRT.FDB
  (O diretório C:\BRTESTE\DADOS é o diretório do seu servidor e näo
necessita estar compartilhado e esse numero de ip é ficticio, coloque no
lugar o ip do seu servidor)

Feito isso acima e o seu IBConexao se conectar, verifique agora o seguinte:
- Duplo clique no seu componente IBTRANSACTION, verifique o tipo de
transacao assinalada, se não houver nenhuma, assinale a opcao READ COMMITTED
e no quadro ao lado retire a linha NOWAIT.
- Se vocë trabalha com dbnavigators entao sempre deixe o botao de refresh
ligado, ou entao, terias que aprender a como trabalhar com eventos no IB/FB.
Daí, como nunca trabalhei, não sei te dizer como fazer.
- Sobre o afterpost, alguns utilizam o DEFAULT ACTION do componente
transaction como TACOMMIT e no afterposto dos tables/ou querys o seguinte:

  * Na secao PUBLIC do seu DATAMODULE crie esta procedure
    procedure AplicarAlteracoes(DataSet: TDataSet);

  * Logo em Seguida, pode ser la no final, antes do END. crie assim:
  procedure TDataModule1.AplicacarAlteracoes(DataSet: TDataSet);
  begin
    Result := True;
    with TIBCustomDataSet(DataSet) do
    begin
      if (State in dsEditModes) or UpdatesPending then
      begin
        IBConexao.ApplyUpdates([DataSet as TIBCustomDataSet]);
        IBTransacao.CommitRetaining;
        { limpar o cache }
        CancelUpdates;
      end;
    end;
  end;

  * Coloquei DataModule1 pois não sei o nome do seu componente datamodule.
Como sua conexao chama-se IBConexao, imagino  que seu transaction se chame
IBTransacao.

  * Feito isso, no afterpost de sua query ou table podera utilizar assim:
  procedure TForm1.IBTable1AfterPost(DataSet: TDataSet);
  begin
    DataModule1.AplicarAlteracoes(IBTable1);
  end;

Pra se conectar vocë dá quais comandos? IBConexao.Active := True ? Porque
não experimenta:
  IBConexao.Open;
  IBTransacao.StartTransaction;

Se algo falhar em suas atualizacoes (se você ainda não as ver corretamente)
experimente utilizar a propriedade CACHEDUPDATES de seus componentes tables
ou querys como TRUE, em conjunto com outra propriedade chamada BUFFERCHUNKS
(hehe parece que CHUCK me lembra boneco assassino) para uns 500 mais ou
menos. Vá novamente no seu COMPONENTE de transacao e limpe o quadro ao lado
das opcoes de isolamento. No mais, incluiu um cliente numa estacao, e você
tiver no grid de clientes na outra, não tem jeito, liga o botaozinho REFRESH
do dbnavigator pro usuário usar e abusar.

É isso aí, eu náo entendo muito de IBX não (alias náo gosto mesmo) porque
minha praia é DBExpress. Mas tente essas opcoes aí e veja se funciona
direitinho e depois nos retorne.

Saudacoes.

---

[]'s

Alexandre

Frase da semana: "A temperança e o trabalho são as duas melhores médias de
um homem." (Rousseau)

Frase de la semana: "La moderación y el trabajo son los mejores medios de un
hombre." (Rousseau)