--- Marcelo escreveu:
> Qual seria o colate então, e tem alguma opção do FB q tem q ser marcado?
>
> Obrigado a todos.
[--x--]

[Welson] Você escolhe o campo como Varchar. Escolhe o CharSet "Win1252" e
coloca o collate "Win_PTBR". Você pode perguntar: "Pô, se eu tiver trocentos
campos VarCahr no banco de dados terei de escolher isso pra cada um !?". E é
aqui é que vem a sacada: depois de analisar o banco de dados, faço estimativas
aproximadas do tamanho dos campos VarChar e crio "Domains" que representam
essas estimativas.
Por exemplo: tenho um campo "Nome" e outro "Telefone". Digamos que a média pra
um nome (nome + sobrenome) de pessoa seja de 60 caracteres e telefone é 13
(contando com os parentesis e com o hífen). Eu crio no banco de dados Um
"Domain" pra representar os campos "Nome" e afins como "String65" e aqui
seleciono o CharSet Win1252 e o collate Win_PTBR. Pro campo telefone é
"String13", porque tem outros campos que podem ter o mesmo tamanho dele. Ou
coloca "String20", porque campos como CNPJ podem entrar nesse meio, e por aí
vai. Depende da sua criatividade e da necessidade do sistema, saca ?!

[]s.

=================================
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King.
Welson de Avelar Soares Filho
Analista/Programador Delphi
Gemini Sistemas
<www.geminisistemas.com.br>
Juiz de Fora - Minas Gerais

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale
o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com