Se vc usa uma licença Enterprise do Delphi 6 ou 7, pesquise sobre
Transformações XML. É um recurso que permite que vc mapeie a estrutura de um
arquivo XML em arquivos chamados de arquivos de transformação (extenção
.XTR). Esses arquivos de transformação são montados usando a ferramenta XML
Mapper, que existe somente nas licenças Enterprise do Delphi.

Outra coisa que tb só existe nas licenças Enterprise da versão 6 ou maior do
Delphi são componentes que permitem tratar esses arquivos .XTR na forma de
providers para o clientdataset. Assim, é possível usar arquivos XML como se
fossem datasets comuns.

Agora, se vc usa uma versão inferior a 6, o que me vêm a mente é vc ter que
construir um dataset provider específico que usaria o componente
TXMLDocument e aí sim vc poderia tb usar clientdataset pra acessar XML na
forma de um dataset.

Tá dada a dica pra pescar o peixe! O resto é com vc! Google tá aí pra isso!
;-)
Boa sorte!