De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Em nome de FORUNS - YAHOO
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Comunicação Via Socket - Roteando as conexões

Olá colega...

Veja...

O servidor terá o IP fixo (Ex: servidor MSN)...
2 clientes estarão em uma rede interna conectados via VELOX
utilizando um ROTEADOR.
(1 cliente com IP 192.168.0.1 e outro com 192.168.0.2)
O IP válido para os 2 clientes fornecido pela velox
seria (Ex: 200.224.188.65)
e este IP será recebido e guardado no ROUTER (roteador)
digamos que a porta utilizada para comunicação com o MSN
seja a (Ex: 12345)

então...
o IP 192.168.0.1 envia a mensagem para o servidor MSN (ip fixo)
o servidor recebe a informação
e nela terá o IP FIXO VELOX (Ex: 200.224.188.65)
+ o IP INTERNO para retorno do destinatário da mensagem
no caso o (192.168.0.2)
quando a mensagem chega do MSN para o roteador...
ele redireciona para a máquina 192.168.0.2
e por aí vai...

este é o esquema sintetizado do funcionamento :)

Espero ter contribuído de alguma forma.
Valeu.
Luciano-User-BA

Elazar Dornelles Ceza escreveu:
> Rog.
>
> Tb imaginava que tivessem um servidor..
>
> Mas eu ainda estou achando que eles não usam os ip's,
>
> Como exemplo Imagine...aqui na rede interna temos 6 pc´s (192.168.0.1
> até 192.168.0.7)...mas quando nos acessamos a net temos como ip valido
> ip do modem adsl (tal 200.xxx.xxx.xxx).
>
> Então se estes programas não utilizarem a porta 80, ou a 21 (que
> automaticamente é liberada pelo modem (acredito)) eles não iriam
> conseguir se comunicar.
>
> Se por exemplo...eu tenho dois executaveis aqui...o client e o serv, e
> na rede funciona blz.
> [...]

Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar
seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas !
http://br.answers.yahoo.com/