>Parece q o colega não é fã do delphi !

  Muito pelo contrário ! Eu só programo em Delphi, e desde o Turbo Pascal  3
para cp/m-80. java eu só estudo, e me inspiro nele para desenvolver em delphi.

> Quando a certificação não posso falar muita coisa, pois nunca fui muito
>atrás de nenhuma das duas. Mas dizer que não existe material pra Delphi,
>acho que você exagerou um pouco, pois tem os Centros de Treinamentos
>Oficiais e Cursos Oficiais e Preparatórios junto com Simulados. Mas acho que
>deveria ter mais conteúdo gratuido. Nisso acho que JAVA dá de 10 a 0.

  Eu fiz um curso preparatório para certificação Delphi, é muito superficial, o
simulado apesar de ter o mesmo nível de dificuldade do teste oficial, repete
questões e só está disponível para parceiros do site que tem o simulado, ou
seja, no fnal do curso (de 12 horas apenas!) a gente entra no site (acho que
blpbrasil) e o instrutor deve entrar com a senha dele para liberar o teste para
os alunos. Por isso que eu falei que a quantidade de material, pago ou não, em
relação ao java é muito maior. Eu tenho livro de certificação java, mas não
para me certificar, mas para estudar a linguagem, e garanto que se sair um bom
livro para Certificação Delphi eu o compro no mesmo dia, pois eu quero tirar a
certificação. Talvez isso nao seja viável pois como o certificado foca também a
IDE, quando o livro ficar pronto, a IDE já esta na nova versão e o teste também.

  Uma idéia legal que existe em java que poderia se extender ao Delphi, existe
a certificação na linguagem, vc deve saber tudo sobre a linguagem, mas nem ser
bom programador. E existe a certificação de programador. A prova consiste em
uma tarefa, que é um requisito para um software que vc deve codificar, enviar o
codigo, e fazer uma prova explicando  porque usou tal algorítmo, tal api, tal
solução em cada desafio do requisito. Ai o pessoal avalia seu software e sua
explicação e se qualificar vc tem o certificado de desenvolvedor. A Borland
poderia ter algo semelhante. Isso elevaria o nível de qualidade dos próprios
desenvolvedores, pelo menos dos interessados na certificação.

Falou pessoal !
Fernando Nomellini