Zote, eu não disse que quem não conhece regras de negócios é um mau
programador, mas sim um diferencial. Talvez tenha me expressado mal, mas não
foi essa a idéia.

É tudo uma questão de finalidade, se vc não faz idéia do que seja SQL, não
terá lugar numa empresa que trabalha com sistemas comerciais com base em
servidores SQL.

Quem não conhece sobre o desenvolvimento WEB, não tem lugar numa empresa de
E-Commenrce entendeu ?

Agora, isso tudo é apreendível não é ? Quando eu trabalhava com programação
procedural no Basic, depois Cobol e por ultimo com Clipper eu não conhecia
lhufas de SQL ou de OOP, com o curso de C eu comecei a ver um novo mundo, e
com o Delphi então, nem se fala.

A questão não ser um bom ou mau programador, pelas técnicas que domina, mas
da forma como faz uso dela. Uma grande massa não vai procurar conhecimento,
vai em busca de soluçaõ para um problema. Na web tem apostilas, artigos e
diversos tutoriais, sobre Delphi, basta baixar e ler, mas ainda assim um
considerável número só quer saber de perguntar, qual é o melhor isso, qual é
o melhor aquilo ?

Veja o caso da padronização de código por exemplo, endentação, por aí que se
começa a ver um bom ou mau programador. Só pela forma como define o nome das
funções, procedimentos e principalmente variáveis.

Com relação a regras de negócio, tem certas coisas que somos obrigados a
conhecer, não tem como desenvolver um sistema fiscal, pessoal ou contábil
sem ter conhecimento da legislação vigente.