 De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
 nome de Daniel Maltarolli
 Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
 Assunto: Re: [delphi-br] Relatórios no Turbo Delphi.Net Explorer

 Gente, será necessário lembrar que a Borland é uma empresa e que faz seu
 negócio das ferramentas que vende? Não tem nenhuma obrigação de dar de graça
 os seus produtos.

 Concorrência não se faz apenas com guerras de preço. Se faz também com
 qualidade de produtos e serviços, suporte da comunidade e marketing.

 O lançamento da linha Turbo Explorer foi anunciada desde o princípio como
 uma estratégia para atrair novos usuários, que eventualmente se tornariam
 novos clientes comerciais. A comparação com os produtos da Microsoft é
 inócua, não muda em nada o propósito dos produtos.

 Eu recomendo fortemente o Turbo Delphi Explorer para iniciantes. Estudantes
 universitários por exemplo, vão demorar um bom tempo para usar 20% do que o
 Delphi Explorer oferece.

 Quem já é um desenvolvedor profissional deve usar o Turbo Delphi
 Professional, versão comercial mais barata que o BDS 2006. Quem vai usar
 duas linguagens ou dois ambientes (Win32 e .NET) deve comprar o BDS2006,
 porque (intencionalmente) fica mais em conta do que comprar dois Turbo
 Professional. Isso tudo foi anunciado desde o primeiro dia pela Borland.

 Não faz sentido criticar a Borland por ter lançado uma versão gratuita
 limitada. Pelo contrário, deveríamos estimular estudantes e programadores
 "frustrados" com outras linguagens a conhecer as vantagens do Delphi.
 Crescer a comunidade de usuários, popularizar as vantagens do ambiente RAD
 BDS entre clientes, aumentar a base de profissionais qualificados são
 vantangens que beneficiam todos nós.

 Sou um consultor independente e não tenho nenhum vínculo com a Borland. Sei
 que os produtos são bons em muita coisa e são ruins em outras tantas. De uma
 forma ou de outra, hoje estou achando que o futuro do Delphi depende mais da
 atitude positiva dos usuários do que uma mera questão de preços ou variações
 menores de recursos entre competidores - ainda mais em um tempo de
 tecnologias tão pasteurizadas, como no ambiente .NET.

 Um abraço,

 Daniel Maltarolli
 http://www.singularsistemas.com.br/blog