Vou ser bem prático pq tb já estou de saco cheio desse assunto e vou dar a
minha interpretação do assunto.

Desde que seja um componente que vc possua os fontes não vejo problema algum em
instalar no Turbo Explorer e ainda mais, vc não estará cometendo pirataria.

Tudo pelo simples fato que vc pode comprovar a propriedade intelectual do
componente. E como ficaria um professor que queira abordar o desenvolvimento de
componentes usando o Turbo Explorer? Não pode ensinar aos seus alunos? Se
ensinar os alunos estarão incorrendo em pirataria? Não e não.

A mesma lógica pode ser aplicada a componentes freeware com os fontes. Se vc
possui os fontes (.PAS) do componente e por acaso se trate de componente visual
acredito que seja perfeitamente possível inserir ao TE sem problemas.

Mas esta é a minha interpretação dos fatos. Mas como não tenho nenhuma ligação
com a Borland ou qualquer Solition Provider deles acho que a interpretação pode
ser diferente.

Saudações,
Ricardo.

Elazar Dornelles Ceza <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:    Boa Tarde;

 Engraçado, já li uma porrada de coisa e ainda não consegui entender se o
 que eu quero fazer no Turbo Delphi é contra segundo as licencas de uso.

 Sera que alguem tem a responsabilidade de dizer apenas um SIM ou NÃO ao
 inves de mandar trocentos links que falam a mesma coisa? Pois já li
 todos e por mais que eu tente entender não to conseguindo. Portanto
 formulei um exemplo bem pratico.

 Tenho um componente (que eu criei) mas que poderia ser perfeitamente um
 componente de terceiros, esta listado no final deste email, ele instala
 e aparece na IDE do delphi 7 (testei), o criei apenas para tentar
 exemplificar o que estou querendo entender.

 Beleza, entao eu vou la no Turbo Delphi Explorer,
 File New, VCL Forms Application

 E monto o programa como segue as listagens do .pas e .dfm (a seguir),
 rodo a aplicacao e la esta um componente descendente do TEdit, com
 apenas um metodo bobo que inventei pra colocar o nome do componente no
 Tlabel.

 O Que eu quero saber, se isto que fiz com o TMyEdit é Contra a licenca
 do Turbo Delphi Explorer?

 Tendo em vista que eu não instalei o componente na IDE (nem tem como).
 Apenas adicionei o nome da unit no Uses e criei uma instancia do
 componente (o que PODE SER FEITO COM QUALQUER OUTRO).

 Obrigado a todos que tiveram paciencia.

 Atenc.

 Elazar

 { PAS **************************************************************}
 unit Unit1;

 interface

 uses
   Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls,
 Forms,
   Dialogs, ComCtrls, StdCtrls,

   {Adicionado Manualmente}
   uComponent;

 type
   TForm1 = class(TForm)
     Label1: TLabel;
     StatusBar1: TStatusBar;
     procedure FormCreate(Sender: TObject);
     procedure FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
   private
     { Private declarations }
   public
     { Public declarations }

     { Criado uma variavel para instanciar o objeto }
     vEdit : TMyEdit;

     { Evento para a modificacao do texto do componente }
     procedure MyEditChange( Sender : TObject);
   end;

 var
   Form1: TForm1;

 implementation

 {$R *.dfm}

 procedure TForm1.FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
 begin
   vEdit.Free;
 end;

 procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
 begin
   { Cria o componente e ajusta as suas propriedades }
   vEdit        := TMyEdit.Create( Self);
   vEdit.Parent := Self;
   vEdit.Top    := 10;
   vEdit.Left   := 100;
   vEdit.Name   := 'edtMyComponent';

   { Ajusta o evento para quando o texto do edit for
     alterado (evento OnChange) e ajusta o LabelControl
     que nada mais é do que uma rotina que copia o nome
     do edit para o label associado. }
   vEdit.OnChange     := MyEditChange;
   vEdit.LabelControl := Label1;
 end;

 procedure TForm1.MyEditChange(Sender: TObject);
 begin
   { Ajusta o texto do edit ao status }
   StatusBar1.SimpleText := vEdit.Text;
 end;

 end.

 {  DFM **********************************************************}
 object Form1: TForm1
   Left = 0
   Top = 0
   Caption = 'Form1'
   ClientHeight = 243
   ClientWidth = 383
   Color = clBtnFace
   Font.Charset = DEFAULT_CHARSET
   Font.Color = clWindowText
   Font.Height = -11
   Font.Name = 'Tahoma'
   Font.Style = []
   OldCreateOrder = False
   OnClose = FormClose
   OnCreate = FormCreate
   PixelsPerInch = 96
   TextHeight = 13
   object Label1: TLabel
     Left = 24
     Top = 16
     Width = 31
     Height = 13
     Caption = 'Label1'
   end
   object StatusBar1: TStatusBar
     Left = 0
     Top = 224
     Width = 383
     Height = 19
     Panels = <>
     ExplicitLeft = 216
     ExplicitWidth = 0
   end
 end

 {********************* MY EDIT Componente **********************}
 unit uComponent;

 interface

 Uses
   Windows, Classes, StdCtrls;

 type

    TMyEdit = class(TEdit)
    private
      FLabel : TLabel;
     procedure SetLabel(const Value: TLabel);
    public
    published
      property LabelControl : TLabel read FLabel write SetLabel;
    end;

    procedure Register;

 implementation

 procedure Register;
 begin
    RegisterComponents('Teste', [TMyEdit]);
 end;

 { TMyEdit }
 procedure TMyEdit.SetLabel(const Value: TLabel);
 begin
   FLabel := Value;

   if FLabel <> nil then
     FLabel.Caption := Copy( TEdit(Self).Name, 4,
 Length(TEdit(Self).Name));
 end;

 end.