Danilo Valente wrote:

> Eu conheço apenas superficialmente o InstantObjects, parece ser outro projeto
> bem interessante...

É realmente um bom projeto. Um item principal que precisa ser melhorado
é sua performance para leitura e gravação de objetos muito complexos, ou
a leitura de muitos objetos de uma só vez (ou ainda pior, os dois itens
ao mesmo tempo).

Tenho um framework que faz persistência através dele. Tenho tido bons
resultados. Imagina então quando este contratempo estiver resolvido.

Por outro lado o Model Explorer do InstantObjects dá um show em
produtividade.

> É bom saber que você também utiliza mapeamento objeto-relacional no Delphi,
> podemos trocar informações interessantes sobre esse tipo de arquitetura...

Certamente! Fico às ordens.

> Poucos profissionais que trabalham com Delphi utilizam esse paradigma, talvez
> porque ainda não descobriram suas grandes vantagens em relação à utilização
> dos componentes tradicionais de manipulação de dados relacionais.

Acredito que parte disto se deve a extrema facilidade em criar um
formulário com um decendente de TDataset, um TDatasource e meia dúzia de
controles db-aware. Isto dá a falsa impressão de que é mais simples
trabalhar com estes componentes, seja qual for o tamanho do projeto.

Começar um projeto orientado a objetos exige um pouco (mas só um pouco)
mais de trabalho e outro pouco de disciplina. Depois desse trabalho
inicial tudo fica muito mais fácil, produtivo, e menos sujeito a erros.

> Temos um grande projeto Web que utiliza 100% de DePO para a regra de negócio
> e estamos criando um novo framework com o seu núcleo baseado no DePO, que
> implementa alguns novos recuros de controle de sessão com o banco de dados
> (suporte melhorado a transação, por exemplo), gerenciamento centralizado de
> objetos instanciados e cache de objetos entre outros. Além disso, Wizards
> para a modelagem dos objetos e definição dos relacionamentos, mapeamento em
> arquivos XML e correções no SnapObjectDataset (DataSet de objetos).

Tenho algo parecido, mas estou usando classes de negócio própria, para
desacoplar de um framework de persistência. Atualmente utilizo um broker
para InstantObjects, mas se por algum acaso quiser mudar a persistência,
  ou mesmo construir um OPF próprio (planos futuros) basta trocar de
broker, alterar o banco e recompilar o projeto.

Início do ano passado eu cogitei utilizar o DePO. Eu estava utilizando o
Delphi 5 e havia muita incompatibilidade no código, e na época não
consegui ajuda para portar nem colaboração para manter o código
compatível. Segui meus testes com o InstantObjects, gostei, escolhi e
não me arrependi.

> No momento oportuno (estamos terminando e testando as novas implementações)
> divulgaremos e disponibilizaremos essas novas implementações... Se houver
> interesse, podemos informar quando estiver disponível.

Entre em contato com os administradores do projeto
sourceforge.net/projects/depo para tornar-se um colaborador e, conforme
for, deixe lá a sua implementação.

--
João Morais