Boa tarde..

estou criando um componente basiado no TibQuery e dentro dele preciso criar um
Ibquery para pesquisa em um arquivo, quando atribuo a propriedade Database para
o Ibquery que estou usando da o seguinte Erro:

cannot assign to a read-only property

fica +- assim

Var
  Tarq: TibQuery;
Begin
  Tarq:=TibQuery.Create(Application);
  Tarq.database:=database  // database=database do componente que estou criando
  // logo aqui ele da o erro

como posso resolver isto ?

Abraço