Replace é do SQL Server, no IB/FB você deve usar a UDF SUBSTR, mas para
isso você deverá declarar no banco

Interbase:
DECLARE EXTERNAL FUNCTION SUBSTR
CSTRING(80), SMALLINT, SMALLINT
RETURNS CSTRING(80) FREE_IT
ENTRY_POINT ’IB_UDF_substr’ MODULE_NAME ’ib_udf’;

Firebird:
DECLARE EXTERNAL FUNCTION SUBSTR
CSTRING(80), SMALLINT, SMALLINT
RETURNS CSTRING(80) FREE_IT
ENTRY_POINT ’FB_UDF_substr’ MODULE_NAME ’fb_udf’;

Sendo SUBSTR(string,Inicio,Fim)

Lembrando, ela não vai substituir, ela só vai pegar a parte desejada.
Dai é só juntar com o que você quer.

t+

Alcir Alexandre