Seguinte,

a primeira conexao levanta o server, e as demais entram como nova sessao
assim como esta no meu exemplo em http://cc.borland.com/Item.aspx?id=24209

independente se remotamente ou localmente vc precisa ter o bss ativado,
qdo isso naum ocorre ele fornce algumas mensagens de erro, q no exemplo
ja estaum sendo tratadas e motram ou demontram qdo o server naum esta
ativo ou qdo ha algum problema de configuração de porta, serviço ou do
prapria instalação do servidor.

atraves de apis do windows e possivel verificar os serviços do windows.

mas naum ficou mto clara pra mim a sua duvida.. o q vc realmente precisa
fazer? o q realemnte precisa averiguar? tente esclarecer um pouco mais
para nós a sua duvida indicando como vc chegou a ela e o q te levou a isso.

As ordens

Bruno Lichot

[]´s
Bruno Lichot