De: "Rubem Nascimento da Rocha" <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Sat, 25 Nov 2006 00:12:58 +0000
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Usar ou não usar DBWares? Eis a questão!

Faço minhas as palavras do Welson Avelar. Desde que comecei no Delphi 2,
sempre usei componentes Data-Aware. Muita gente já comentou comigo dizendo:
'Data-Aware é uma droga! Acaba fazendo coisas que a gente não quer que
aconteça, dispara eventos que a gente não quer que dispare, etc., etc.,
etc."

Pois eu sempre usei, e não tem quem me faça não deixar de usar. O ganho de
produtividade é inegável, indiscutível. Uma vez, fui dar manutenção em um
sistema comercial (retaguarda) e fiquei p&%$ da vida quando eu vi o que o
programador tinha feito: todas as telas com grid de vendas e financeiro
(contas a pagar/receber) com TStringGrid. Um absurdo de lento, além de
requerer código a mais para efetar o refresh do componente.

Tem gente que faz uso de um evento para uma coisa, quando na verdade deveria
estar usando um outro evento. Uma excelente fonte de informação sobre os
eventos dos datasets é o próprio help do Delphi. Só para citar, algumas
coisas que eu sempre faço quando uso controles data-aware:

. Sempre que for interagir muito com o seu dataset, faço uso dos métodos
EnableControls(), DisableControls() e ControlsDisabled();
. Não uso AfterInsert pra alimentar dados iniciais a um registro, e sim
OnNewRecord;
. Durante a edição de um registro, pra validar/monitorar valores alterados
em campos eu uso o evento OnSetText do TField do campo, e não no
OnDataChange do DataSource ou no OnValidate;
. Se quiser formatar um campo, ou mostrar ele de modo diferente em um
TDBGrid, eu uso o evento OnGetText do TField do campo.

Como eu sei disso tudo? Ora, tão simples quando elementar, lendo o help do
Delphi. Data-aware é o canal, indiscutivelmente!

Sds.

http://messenger.msn.com.br

Responder a