Bom já que vc quer na mão...

um dos melhores lugares é o help do próprio DELPHI... que tem tudo sobre todos
os componentes, MAS não encina como

procure no google sobre "delphi msacm" "delphi acm" "delphi wavein " "delphi
waveout" "delphi wav to mp3"

no site da microsoft...
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/Audio_d/hh/Audio_d/aud-design_21ab0cf3-f7a7-4f6f-93db-a4b7e9eef24f.xml.asp

Agora se prepara porque é coisa pra XUXU... vai levar um bom tempo programando
até ter algo....  com windows XP diminui muito a parte de REBOOT por
travamento... hehehhe
Alem do que te falei pra procurar no google em DELPHI o que vc achar em C# ou
C++, vc também pode pegar pra dar umas estudadas vai te ajudar muito... HOJE
tem MUITA documentação sobre o assunto...

Agora se vc especificar um pouco mais pra que vc quer fazer isso ? tipo VoIP,
gravar musica, gravar radio, gravar sei-la-o-que, vai facilitar...
Qualquer coisa pergunta ai...

DICAS :
CUIDADO com memory-leak
procure sobre droopyeyes http://www.droopyeyes.com/   componente completo e
FREE...
https://secure.codeproject.com/cs/media/ <- exemplos bem basicos...

Luiz Escobar
Analista/Desenvolvedor:
WEB - HTML/JavaScript/PHP/MySQL
WINDOWS - Delphi/MyDAC/ASSEMBLER/MySQL/xBase
DOS - Clipper/Assembler xBase
SERVIDORES - NetWare4.11, LINUX-REDHAT9, WINDOWS-2k
LINUX - LAZARUS/Kylix/MySQL;
http://www.megasistema.com.br