Você mesmo é um que deve se lembrar como eu metia o pau nos DBWares
antes né? Lá pros remotos D1 e D2, ainda meio cru em conhecimento do
Delphi e da VCL, me meti a embarcar nessa canoa e me dei muito mal.
Tomei raiva do negócio e passei a usar a Suite Munhecaware.

Recentemente, com grande ajuda dos colegas Eduardo Rocha da
EduDelphipage, Mequi Pinho, Bruno Lichot e até de você Rubem, revi
meus conceitos a respeito do supra-citado. Aprendi a usá-los da forma
correta e hoje não volto atrás nem fudendo. O grande problema do
DBWare é que ele aparenta facilitar a vida do desenvolvedor sem que
ele tenha que escrever uma única linha de código sequer. Aí que tá a
ilusão. Você ainda assim tem que escrever, mas não é TANTO quanto
seria fazer na mão, mas tem. Aí o cara vê que a coisa não funciona,
porque não soube usar ou usou de forma errada, o troço vai dar
problema e como sabemos muito bem, o ser humano jamais assume seus
erros e sua culpa. A culpa é sempre do vizinho, do Governo, do
DBEdit, do Delphi, do Andreano, etc...

Alias pessoal, sem querer fazer propaganda, mas o CD do Eduardo, que
trata justamente disto, é uma senhora mão na roda viu. Convem o
pessoal dar uma olhada. Ele tá sempre ministrando Minicursos de
ClientDataset nos DDDs quem vem acontecendo aí anualmente. Quem já
assitiu um viu que a coisa é de nível.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058
MSN: [EMAIL PROTECTED]

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Fellipe Henrique"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> É isso aí Andreano, DBWare são muito bem vindos, deste que o
programador
> saiba usar. A grande maioria que fala mal dele, não o conhece
muito...

> []s

DBWare, mas