Ricardo Cesar Cardoso wrote:

> Acho que me equivoquei umas mensagens atrás e gostaria então de saber quem é
> quem e o que faz... Porque acho que dependendo como for eu sou o ser mais
> ignorante deste planeta.
>
> * O que são DePO, Jazz, InstantObjects, PressObjects  e Infra?

DePO e InstantObjects são OPF - frameworks de persistência.

Jazz, Infra e Press são um conjunto de frameworks, controlam
persistência, apresentação, etc. Press eu nomeei de framework de
aplicação, pois você deixa 100% da sua aplicação sob o seu controle.

> * Qual a diferença entre eles?

OPF é um único framework, Jazz, Infra e Press incluem OPF, MVP e outros
badulaques.

> * Quais as vantagens de cada um deles?

OPF faz mapeamento objeto-relacional e persistência de objetos em bancos
relacionais, flat tables, xml, etc. Veja mais detalhes em minha resposta
ao Andreano.

Um framework de aplicação controla a persistência, a apresentação,
notificações, validações, e para o caso específico do Press (não posso
falar pelos demais), controla criação e destruição de instância de
formulários e liga cada form a cada classe de negócio e um evento
(incluir, alterar, registrar, etc.)

> [...]
> fóruns das ferramentas acima (na verdade a única que eu não li muito foi o
> PressObjects, mas por falta de tempo), achei que o DePO e o InstantObjects,
> fazendo a persistencia do BD e grandes doses de OO, já foram pelo menos para
> mim um grande avanço, já que eu posso ter uma unit apenas com as definições
> pertinentes ao modelo relacional na minha aplicação e voilà, na camada de
> apresentação posso usar o que quiser, sejam componentes DataWare ou
> componentes non-DataWare (que nesse caso são a minha preferência).

Tens razão. O grande problema discutido aqui foi usar TDataset como
objeto de negócio, e isso é um baita de um tiro no pé (no próprio pé e
no pé do cliente). OPF resolve 70% dos teus problemas.

Os outros 30% ficam por conta do MVP, que ajuda você desacoplar 100% os
teus componentes visuais da lógica da sua aplicação. Tem gente que acha
que isso não é importante. Paciência, eu acho que é.

> Agora se Jazz e PressObjects fazem fazem algo além disso, gostaria de saber
> exatamente o que fazem.

É o que eu disse um pouco acima. Infra, Jazz e Press controlam a sua
aplicação, e faz com que você perca menos tempo repetindo o mesmo tipo
de acerto em pontos distintos da aplicação, reduzindo drasticamente os
bugs nos seus sistemas. Mas para isso você tem que usar *muita*
orientação a objetos, e muita gente desiste antes de começar.

Se você quiser entrar de cabeça nesse conceito, recomendo que estude
muita OOP, ela vai te ajudar bastante.

No mais, estamos aí.

--
João Morais