Walter Chagas (Yahoo) wrote:

> João,
>
> Com o mais profundo respeito que o nobre colega é digno de merecer,
> mas acredito que você tentou, equivocadamente, defender um ponto de
> vista sobre um recurso que nada teria haver com sua proposta
> ideológica.

Walter,

igualmente, com o mais profundo respeito que tenho à sua pessoa, mas
você tem misturado alhos com bugalhos.

1. tudo o que você conseguiu encontrar na web são implementações do
padrão MVP, e não formas de uso. Veja que, quando você escreve um
projeto usando DBWare, você não escreve DBWare, você o utiliza. O artigo
do Paulo fala da implementação interna do padrão. Você, por acaso,
ficaria assustado se lesse um artigo sobre como os componentes DBWare
funcionam?

2. eu defendi um ponto de vista com base em experiência própria. MVP
pode não ser mais produtivo do que DBWare quando você tem 15 minutos
para concluir um projeto (e olhe lá), mas se você tiver algumas horas
você pode escrever sob o padrão MVP de forma tão produtiva quanto usando
DBWare. Repito - você não precisa escrever MVP, você o utiliza. Exemplo:
eu te garanto que faço uma agendinha telefônica em Press com login de
acesso, privilégios de usuários, opção desabilitada para usuários com
menos privilégios, meia dúzia de relatórios personalizáveis (filtros,
quantos quiser) em apenas uma tarde. Com os testes. Isto porque tudo o
que eu citei - o login, os acessos, os relatórios personalizáveis, assim
como usar o padrão MVP, são recursos reutilizáveis. Você faz uma vez e
depois usa o modelo já criado. Você acha que, ao mesmo tempo que eu falo
em OOP, eu escreveria uma renca de coisa repetida em cada projeto?

3. meu projeto está em pré-alfa porque eu não comecei a escrever tudo o
que tenho para a primeira versão, mas se você me fizesse a pergunta ao
invés de arremessar um tijolo, eu citaria que tudo o que está escrito
está suficientemente estável para que eu coloque em produção em meus
próprios clientes. Ou você acha que libero sistemas dando pau sem mais
nem menos?

O que está escrito aqui também está escrito em algumas outras mensagens
por esta lista, espero não ter sido repetitivo. Permita-me saber se eu
posso ser útil em mais algum esclarecimento. Sim, por favor, pergunte e
não tire conclusões precipitadas, você parece estar me tirando pra doido.

Agora eu preciso cumprir a promessa que fiz ao Andreano antes que
coloquem meu nome na quarentena (se é que já não estou).

--
João Morais

Responder a