From: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] On Behalf Of Joao
Morais
Sent: Thursday, November 30, 2006 2:30 AM
To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Subject: Re: [delphi-br] Re: Usar ou não usar DBWares? Eis a questão!

Andreano Lanusse wrote:

> Pessoal,
>
> após diversas opiniões...
>
> Qualquer desenvolvimento é mais produtivo com os componentes DBWare, mas para
> trabalhar com eles é bom que se entenda como funciona os eventos e os
> componentes DataSet e DataSource.
>
> Ao longo de todos os softwares que desenvolvi nunca tive problemas com os
> componentes, se algum comportamento dos componentes não estivesse de acordo
> com a minha necessidade, bastava herdar e alterar o comportamente do mesmo.
>
> Avaliem a necessidade, estude os componentes, agora ter uma aplicação sem
> [...]

Andreano, não é achar que não deve ter, é ter certeza que não precisa ter.

É sempre questão de preferência. Falo por mim, estou apenas expondo
vantagens de um modelo orientado a objetos perante o RAD (com exceção de
usar TDataset como objeto de negócio - isso é roda quadrada).

Vou aproventar sua mensagem para citar uma vantagem de cada lado (de OPF
e de MVP, lógico).

TDataset é orientado a tabela, OPF é orientado a objetos do domínio do
problema.

==TDataset==
TabCliente.Open; // ou .Query := 'xx';
TabCliente.Locate(); // ou TabCliente.Open;
TabCliente.Edit
TabClienteNOME := 'Outro';
TabCliente.Post;
e se tiver Cached updates... transação...

==OPF==
Cliente := TCliente.Retrieve(ID); <<-- monta query, pesquisa, etc.
Cliente.Nome := 'Outro Nome';
Cliente.Save; <<-- cache, controle transacional, tudo aqui dentro.

E olha que eu escolhi um modelo de dados sem herança, pra ficar mumu pra
TDataset.

==DBAware==

DBAware é orientado a TDataset (win32) e ainda assim fica pendurado em
um componente (DB*) e a um datasource. Se você quer um componente
'Combo' mais envenenado, ele tem que entender DBAware. Se o seu Dataset
estiver em um DataModule e por desencargo do destino a ligação quebrar
(nisso o Delphi melhorou um bocado), você tem que reabrir o form e
refazer a bendita.

==MVP==

MVP é totalmente desacoplado, é o framework que entende o componente, e
não o contrário. O formulário que usa o padrão MVP *não tem código*,
você pode mandar os .pas e os .dfm para uma empresa de design, entregar
uma licença de Delphi pra eles, eles usam qualquer componente que eles
quiserem, você tras os novos formulários para o seu projeto e recompila.
A única exigência é que os componentes continuem com o mesmo nome,
porque MVP pode ser bom, mas não é feiticeiro.

Teria mais um monte pra falar, mas encerro aqui minha participação nessa
thread com esse mini-artigo (a menos que os colegas tenham dúvidas).

--
João Morais

Valfrid-Ly Silva Couto
ICQ 15114646

 Yahoo! Search
 Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt