AH... tá, não... na realidade eu não uso TTABLE, usei ele apenas para
exemplo....

Eu uso MyDAC (mysql) o que tenho em DBF já esta mais que aposentado...... todo
desenvolvimento novo esta saindo para MySQL com MyDAC e os antigos em DBF estão
sendo migrados..."a gente ta migrando o cara!!!...(era do gelo)"  ;-)

Agora PROCURAS,  em TTABLE, só ficam lentos se vc não tiver INDICES para suas
procuras... para filtros com o ONFILTER ai sim fica MUITO LENTO dependendo do
tamanho do banco....

Quanto a CADASTROS, INSERÇÔES, MODIFICAÇÔES, REFRESH, são só lentros se vc usar
FILTERED := true e dependendo do tamanho do banco;

Agora TQUERY sim fica extremamete LENTO se vc não usar muito bem os filtros
(WHERE´s) pois ele iria copiar todo seu banco na maquina local em um arquivo
temporario...

Caso a inclusão seja por outro usuario ai sim open/close/refresh são
necessários...

Mas vc tinha dito sobre eu não usar TTABLER em FORM´s, eu disse que não! E
sobre cadastrar uma cidade para usar em um cliente que estou cadastrando...
isso não deixaria lento...
tenho isso no meu cadastro de ouvintes... uso o CEP como chave...

Luiz Escobar
Analista/Desenvolvedor:
WEB - HTML/JavaScript/PHP/MySQL
WINDOWS - Delphi/MyDAC/ASSEMBLER/MySQL/xBase
DOS - Clipper/Assembler xBase
SERVIDORES - NetWare4.11, LINUX-REDHAT9, WINDOWS-2k
LINUX - LAZARUS/Kylix/MySQL;
http://www.megasistema.com.br