-----Mensagem original-----
De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED]
Em nome de Eric D.
Enviada em: terça-feira, 5 de dezembro de 2006 14:11
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] MSN

Amigo, eu acho um pouco difícil, considerando que a conexão do MSN uma
vez estabelecida entre o client e os servidores do MSN, se mantém ativa
e vc não tem como capturar esses eventos disparados pela aplicação
cliente para o servidor do MSN, a não ser pela própria aplicação client
do msn, ou no máximo no terminal do cara, tentando capturar esses
eventos do client do msn.

Se fosse uma possibilidade, vc poderia capturar as mensagens disparadas
pelo usuário e as mensagens enviadas para o usuário (considerando o
nível de msgs que vc quer(de/para, data-hora início/data-hora fim, vc
PRECISARIA identificar o usuário na lista de contatos do seu usuário
alvo). Mas nunca tentei isso então não sei efetivamente se isso é
possível.

Realmente isso só seria possível se o msn tivesse algum componente ou
lib que oferecesse uma interface da sua aplicação com o msn propriamente
dito.

De qualquer forma, pelo seu servidor vc só consegue obter no máximo o
log de acessos do terminal do usuário identificando o IP de origem e
destino da conexão, tempo de conexão, etc., que seria para um dos
domínios que o msn necessita se conectar, e mesmo assim, como eu disse
antes, uma vez estabelecida a conexão do client do msn com os
servidores, a conexão é persistente até que o msn seja fechado. Então vc
teria pelo menos quanto tempo o cara ficou conectado no msn.

Isso que vc está tentando fazer é tarefa de proxy ou firewall. Por acaso
as informações existentes no log do proxy não satisfazem e precisa mesmo
detalhar dessa maneira gerencialmente?

E se vc me permite, dou uma dica:
Se vc precisa rastrear desse jeito, analise o real motivo: É pra log de
assuntos relacionados ao trabalho ou a assuntos pessoais?

Se for mais pra assuntos pessoais, algo do tipo rastrear com quem a
pessoa anda conversando e por isso ela não anda fazendo o trabalho dela,
é melhor cortar o acesso completo a programar instant messenger.

Já se for para analisar as tarefas cotidianas do cara pelo msn, tipo
conversar com o cliente durante um suporte, eu aconselho vc a criar um
programa de apontamento de horas para que o funcionário indique o que
foi feito, quanto tempo, para quem e com que previsão de término, assim
como são feitos em alguns call centers de suporte. Assim, vc parte para
uma visão mais gerencial e pode até desfrutar mais do que o funcionário
anda fazendo do que o pq ele anda fazendo. =)

Mas isso é uma regra gerencial que vc tem que decidir. Eu só quis ajudar
com algumas sugestões.

Espero ter ajudado em algo.

[]'s

Eric D. - Desenvolvimento e Soluções de Tecnologia
[EMAIL PROTECTED]
"Talk is cheap, show me the code..."