Ok , Anderson, este campo data , vi q deve ser um tipo Pointer.
MAs minha duvida é : como então , depois de colocado este campo
data , dizer que é para inserir um filho naquele nó com aquele
pointer ...
Meu código :

type
  PMyRec = ^TMyRec;
  TMyRec = record
    Codigo: string;
end;
---
procedure TfmtesteB.CarregaItens;
var TNF,TNP, Node : TTreeNode;
RecPtr : PMyRec;
   while not qryAreasPN.Eof do
   begin
     New(RecPtr);
     RecPtr^.Codigo:= trim(qryAreasPNCodArea.Value) ;

     Se NODO PAI :
      TNP := TreeView1.Items.Add(nil, qryAreasPNNome.Value;
      TNP.Data := RecPtr;

     Se NODO Não PAI :
     AQUI não sei como fazer.....para encontrar o pai ( ou ir para )
que possua no campo 'Data' o valor do cod pai
(qryAreasPNCodPai.Value; ) E então encontrado o pai , inserir este no
filho , algo assim

      TNF := TreeView1.Items.AddChild(TreeView1.Items[nivel],
qryAreasPNNome.Value  );
      TNF.Data := RecPtr;

       end;
end;

-----

E Mais ... Como preciso inserir num banco de dados , devo extrair a
informação Código apenas, sem de dar o erro de tipos incompativeis, (
entre Pointer e String) , então devo usar obter desta forma :
 PMyRec(TreeView1.Selected.Data)^.Codigo
Certo ???

Aguardo retorno,
desde já agradeço imensamente !!!!!!!!!!!
Tati

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "anderson" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Utilize a propriedade DATA do TreeNode.