Opa,

Indiferente de retrabalho e/ou não sei o quê, acho uma preocupação totalmente
desnecessária a utilização de FieldByName X qualquer outra forma. Concordo  com
o Luis quando ele falou da importação de dados; neste caso, sim, usaria
diferente; mas consideremos que, neste caso, 1ms por loop pode se tornar alguns
minutos no fim do processo todo!

Se você tem o dataset na sua tela (tipo um ClientDataSet), realmente é muito
melhor usar algo do tipo cdsMeuDataSetMeuField, que já é um Field da classe
desejada (muitas vezes ao utilizar o FieldByName você precisa ainda fazer um
typecast pra convertê-lo para um TBlobField, por exemplo). Mas trabalhando com
datasets que carregarão a própria estrutura, usar o FieldByName não vai matar
ninguém!

Na época do 286 talvez isso fosse uma preocupação. Mas bem... nessa época, acho
que não existia FieldByName :)

Em resumo, a minha preocupação ao participar da discussão é uma só... Existem
pessoas mais e menos experientes, que já vivenciaram mais ou menos coisas. Não
querendo me gabar, ou puxar para o nosso lado, mas o pessoal que tem alguma
experiência a mais sabe usar do bom senso pra dizer o que é bom e o que não é.
Agora, se eu tivesse começando a programar e lesse um artigo dizendo que usar o
FieldByName vai deixar minha aplicação uma carroça, eu acreditaria cegamente! E
nesse tipo de "verdade" eu vejo problema...

Abraços,
Henrique