Gustavo,

Pelo seu papo, acredita-se que você não conhece ou, se conhece,
conhece pouco os fundamentos de um banco de dados. Por exemplo, uma
coisa que você falou, "para não duplicar registros, a não ser que o
usuário queira que isso aconteça". Não se duplica registro em banco
de dados sob nenhuma circunstância. Você pode sim duplicar dados.
Todo e qualquer banco de dados permite você duplicar e até
quadruplicar dados a vontade, mas registro não. Há uma diferença de
conceito nisto daí.

Eu sugiro você buscar uma linha de estudo em cima disto, como
Chaveamentos, unicidade, relacionamentos e entidades que são
fundamentalíssimos para que um sistema seje bom, eficiente e robusto.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058
MSN: [EMAIL PROTECTED]

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Gustavo André de Freitas
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Na verdade estou começando agora e entendi muito pouca coisa. Não
> estou entendendo muito ainda como fazer pesquisas.
>
> Gustavo André de Freitas
>

> --- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Tamara Clemente"
> <tamara.grupos@> escreveu

> post