Fiz uma função que pode resolver seu problema... é claro que do
jeito que ela está vai demorar um bom tempo. Agora vc tem duas
tarefas: a primeira é desenvolver um função que faça o ping e te
retorne se o computador respondeu ou não, e a outra é otimizar esse
código e depois disponibilizá-lo para os nobres colegas da lista.

  Como escrevi essa msg no cliente de e-mail, não testei.

  Ahh, a função te retorna quais são os computadores ativos. Você tem
uma terceira tarefa: escutar a porta desejada.

  [ ]'s,

  Andre

function listaComputadoresAtivos : TStringList;
var
  i,j,k,l : Integer;
  sl : TStringList;
begin
  sl := TStringList.Create;
  for i := 1 to 254 do
    for j := 1 to 254 do
      for k := 1 to 254 do
        for l := 1 to 254 do
          begin
            ip := IntToStr(i)+'.'+IntToStr(j)+'.'+IntToStr(k)+'.'+IntToStr(l);
            if ping(ip) then
              sl.add(ip);
            // end if
         end;