Na verdade, eu até concordaria com o Rodrigo Madureira em parte no
que ele disse, que todo sistema tem as informações básicas de uma
pessoa (Nome, Razão Social, Nome Fantasia, CPF, etc) e aquelas
rotinas triviais que toda empresa tem, tais como Contas a Pagar,
REceber, Titulos, tributos, caixa, orçamentos, NF, etc. Isto são
premissas básicas de um ERP. OK.

Mas não vamos nos esquecer que nós todos aqui almejamos ser Analistas
de sistema no mercado e não meros programadores. E um analista, minha
gente, não vai pelo básico e muito menos pelo "Padrão" da coisa. Ele
vai sempre é pela demanda, pelo requisito. Como se diz muito aqui na
Telemont: "O Padrão é o sonho, mas nem a realidade ainda é
padronizada". E, convenhamos, estas coisas todos acima citadas,
Contas, cadastro, NF, etc, irão aparecer nos requisitos do cliente
(Pelo menos na maioria das vezes). Então hemos de concordar, que o
começo ainda é no levantamento de requisitos. Porque por mais
triviais que sejam muitas coisas nos sistemas, elas irão sempre
aparecer no levantamento.

Mas é aí que porca torce o rabo.

NEM TODA EMPRESA. Trabalha da mesma forma. Então, não podemos fazer
um cadastro de contas a pagar/Receber generico achando que porque
atendeu a corporação X, vá atender a corporação Y. Cada empresa, seja
ela grande ou seja pequena, tem as suas regras de negócio, seu jeito
de fazer e de faturar. Cada empresa fatura de um jeito, recolhe
impostos assim assado, paga de um jeito e recebe de outro. Empresas
com filiais, tem que ter preços diferentes para seus produtos
conforme a regiao e conforme a região também, há tributação
diferente. Aqui paga-se tanto de ISS. Lá paga-se mais ou menos.
Alguns lugares tem substituição tributária. Alguns lugares você
recolhe o ISS antes e em outros depois. Tem o ICMS, PIS..  E é aí que
entra a figura do Analista. Como vamos converter esse cafofo todo em
linhas de código de forma a reduzir um faturamento previsto pra durar
10 dias úteis em uma semana??? Muitas vezes, o processo não é
possível de ser informatizado por conta da maneira como ele é feito.
Alguma coisa alí inviabiliza. Então solicitamos mais uma presença no
circuito: O analista de O&M. Ele é incumbido de que? De analisar,
estudar, avaliar e por otimizar aquele processo na empresa para que
posteriormente ele seja informatizado.

E como a nossa grandiosa colega Maria das Graças (haháa, descobri o
nome deelaaa!) falou, não se perde tempo com pesquisa. Pelo
contrario, pesquisa só agrega, soma e expande seu campo de visão
sobre o contexto da coisa.

Aliás, muito bem pensado da sua parte em citar o Sintegra. Já tive um
contato com ele, muito superficial, mas pelo que vi lá, ele consiste
mesmo em um quase ERP com tudo aquilo que o Governo e fisco exigem de
uma empresa. Muito bem lembrado e um execelente ponto de partida.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058
MSN: [EMAIL PROTECTED]

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "maniacapordelphi"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> [...]
> Não se perde tanto tempo com pesquisa , ao contrário, se ganha
tempo.

> Agora, pra se saber o basicão mesmo de um projeto, acho que se deve
> consultar os lay-outs do sintegra. Se seu sistema contiver tudo o
> que o Sintegra exige, já é um bom começo porque são os dados que
> toda empresa obrigatoriamente tem q ter. E vai implementando de
> acordo com a necessidade.
>
> Veja o cadastro de clientes/fornecedores:
> Razao Social, Codinome, Pessoa, CNPJ ou CPF, Tipo de Inscrição (se
> produtor rural, consumidor final, revendedor) , Inscrição,
Endereco,
> Nr, Bairro, cidade, UF, Cep, Fones, Celular
>
> produtos: Nome, NomeAbreviado (para ECF), unidade de varejo,
unidade
> de atacado, quantidade minima em estoque, quantidade unitaria,
> grupo, peso
>
> tudo isso tem nos layouts do Sintegra. Fica muito mais fácil.

> [...]
Gerencias
> sempre

> que
> fornecedores,