Naõ sei se entendi seu problema realmente, mas parece algo que acontecei
aqui conosco.
Não conseguia-mos gravar nada pois o Field da chave primária estava marcado
como required.... para resover-mos incluimos os Fields no ClientDataSet e
desmarcamos o flag required. ai tudo funcionou bem, pois ele fazia a
validação de campo não nulo na aplicação e não no servidor...

espero que te ajude..
abs
Daniel A. Bastos