Josir,

a Borland, agora CodeGear vai investir em ferramentas para as linguagens que
tenham um grande mercado.

Se o colega quer aprender alguma linguagem, pode baixar o Turbo Delphi e
aprender, recomendar Lázaro para uma pessoa não é nada bom.

Lazarus, está anos luz do Delphi e olha que já tem anos que ele existe.

O maior mercado hoje é Windows, queira você aceitar ou não.

PHP é a segunda linguagem para web scripts, está é a razão.

Estamos trabalhando em ferramentas para Ruby, que hoje o volume de
desenvolvedores é muito baixo, mas pensamos que pode crescer no futuro.

[]'s
Andreano

Olá Felipe e galera,

não acho que vc ofendeu ninguém. A sua opinião não é igual a bunda (a
não ser que seja igual a da Juliana Paes, o que eu duvido :) - é a
opinião da maioria dos desenvolvedores Linux em relação a Borland.

O Lazarus não chega aos pés do Delphi - mas se vc comparar a diferença
de 2 anos atrás, verá que houve uma melhora considerável. O ponto: ele
melhora em uma taxa que o Delphi não acompanha e se vc pensar a longo
prazo, o seu investimento em Lazarus valerá a pena em 5 anos (se
eles/você mantiver o ritmo de investimentos/melhorias na linguagem)

Sobre o Andreano: ele poderia ter dito a mesma coisa mas sem ser
agressivo. Mas mesmo depois das minhas dicas, ele continua defendendo a
Borland sem ligar para a sua carreira. Andreano!!!! A Borland já existia
antes de vc!!! Defenda a Borland sem perder a ternura. Não perca a sua
reputação por ela. Vc parece um cara legal mas está enebriado por essa
coisa de empresa multinacional. Não esqueça que a sua carreira vale mais
que o seu emprego!!! ................ A minha esperança é que ele saia
da Borland e vá trabalhar com o ex-presidente da Microsoft do Brasil que
hoje está trabalhando com software livre :)))))

O problema não está na Borland e sim no modelo de software proprietário.
Porque será que a Borland está investindo agora no Delphi for PHP????
Porque sentiu o calor!!!! Investiu tanto em tecnologias Microsoft
(leia-se ASP e .Net) e está vendo que o PHP está crescendo a olhos
vistos no mercado mundial.

Porque o PHP está crescendo: porque é baseado em software livre. É
inexorável meu amigo! O modelo baseado em software proprietário vai
falir ou vai vingar apenas em empresas que sejam controladas por membros
do Partido Republicano :)

Mal comparando: os ecologistas estão falando no aquecimento global a
mais de 20 anos e só agora as pessoas estão sentindo o efeito e a
sociedade está se mobilizando (está saindo até no Fantástico!!) . É a
mesma coisa que o software livre: estamos falando nisso a 15 anos: daqui
a 5 anos, essa filosofia será o motor do mercado de software.

Guardem essa mensagem e daqui a 5 anos me cobrem :)

Saudações a todos,
Josir Gomes