Vc tem que checar se essa DLL é do tipo COM pra poder ser usada no teu
Delphi 5. Se ela for, tu podes usar só o Delphi 5; senão, vais ter que usar
uma ferramenta .NET pra desenvolver a aplicação de integração do teu
hardware.

Pra saber disso, cria um novo projeto de aplicação no teu Delphi 5 e depois,
seleciona Project|Import Type Library. Quando aparecer a caixa de diálogo,
clica no botão Add. Vai aparecer um Open Dialog. Nela seleciona a DLL que vc
tem e clica em OK. Se o Delphi não ter problema em acessar essa DLL, beleza,
pode usar o Delphi 5 tranquilo; agora se der pau, é sinal de que a DLL não é
padrão COM, e é própria usar somente com .NET, e que só pode ser em uma
ferramenta própria pra .NET. Neste caso, Delphi 8, Delphi 2005 ou Delphi
2006.

Sds.