Não vejo o porque dessa estranheza dos colegas.

Li em algum lugar, creio que foi no livro Dominando Firebird, uma
recomendação para que as chaves primárias não tenham nenhum
significado relevante para o usuário.

Eu por exemplo, sempre usei um campo de nome registro_id em todas as
tabelas que crio, e utilizo esse campo como chave primária e ele
sequer aparece visualmente nos meus sistemas. Em algumas tabelas eu
utilizo campos de nome código, como em um cadastro de produtos ou em
um cadastro de clientes, sendo que em clientes esse campo faz as vezes
do nome fantasia.