No caso os PANEL´s são des/habilitados para digitar só depois que ele clicar em
algo no botão...
Como vc pode ver esconde até o DBGRID... se nao o FDp clica na GRID e da o POST
automatico...
Sabendo usar dá pra usar e fica até legal... mas isso porque tenho um PANEL com
todos os dados para cadastrar...
Voce pode até montar o PANEL por baixo do DBGRID.. assim quando ele sumir
aparece a tela de cadastro com os dados para cadastrar/modificar....

Voce pode notar que só habilito o nbPOST depois que ele digitatr no memo1 onde
vai uma obsevção do porque esta fazendo a alteração:

Bom espero que ajude.

procedure TForm1.DBNavigator1Click(Sender: TObject; Button: TNavigateBtn);
begin
  case Button of
    nbEdit   :  Begin
                  if trim(memo1.lines.text) = '' then
                     DBNavigator1.VisibleButtons := [nbCancel]
                   else
                     DBNavigator1.VisibleButtons := [nbPost,nbCancel];
                  Panel2.Enabled := TRUE;
                  Panel4.Enabled := false;
                  Panel5.Enabled := false;
                  DBGrid1.Visible := false;
                  DBEdit1.SetFocus;
                End;
  else
                  Panel2.Enabled := false;
                  Panel4.Enabled := TRUE;
                  Panel5.Enabled := TRUE;
                  DBNavigator1.VisibleButtons :=
[nbFirst,nbPrior,nbNext,nbLast,nbEdit,nbPost,nbCancel,nbRefresh];
                  DBGrid1.Visible := TRUE;
  end;
end;

Luiz Escobar
Analista/Desenvolvedor:
WEB - HTML/JavaScript/PHP/MySQL
WINDOWS - Delphi/MyDAC/ASSEMBLER/MySQL/xBase
DOS - Clipper/Assembler xBase
SERVIDORES - NetWare4.11, LINUX-REDHAT9, WINDOWS-2k
LINUX - LAZARUS/Kylix/MySQL;
http://www.megasistema.com.br