  From: Rubem Nascimento da Rocha
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, March 21, 2007 12:42 AM
  Subject: [delphi-br] DEBATE: Tratando Concorrência de Dados em Delphi

  Srs.,

  Existem assuntos que julgo pertinentes pra nossa profissão como
  desenvolvedor de sistemas, e acredito que como a maioria dos profissionais
  que aqui nesta lista estão inscritos a preocupação com a integridade física
  e relacional em um banco de dados é algo imprescindível.

  Já vi pessoas relatando problemas sobre erros de deadlock em sistemas
  aplicativos, quer sejam no ramo comercial ou industrial, e acredito que
  seria uma boa oportunidade nós discutirmos sobre este assunto. Me refiro ao
  controle de concorrência em um banco de dados.

  Quem estudou em faculdade, sabe do que estou falando. Quem tem apenas a
  experiência adquirida no trabalho, tb já deve ter passado por isso quando
  suas aplicações começavam a assinalar mensagens de erro mencionando a
  palavra 'deadlock' durante uma operação de alteração de dados em uma tabela.
  Pois é, é a mesma coisa.

  Proponho que nesta lista nós, colegas da área experimentados no assunto,
  possamos discutir um meio de controlar, de forma conceitual e genérica, para
  qualquer banco de dados (se possível) como efetuar este tipo de controle em
  nossas aplicações, ou mesmo como detectar isto em nossos bancos de dados
  através das linguagens por eles disponibilizadas (PL/SQL do Oracle,
  TransactSQL do SQL Server, Informix 4GL do Informix, etc.).

  Enfim, srs., o que proponho não é apenas uma forma implícita de helpdesk,
  como já fi circular em muitas listas de discussão, e sim propor uma
  discussão verdadeiramente técnica sobre o tema.

  Ao moderador, espero contar com a colaboração de incentivar os colegas com
  mais experiência com desenvolvimento de sistemas a colocar suas idéias e
  expor suas experiências a fim de que todos possam se beneficiar com esta
  discussão. Afinal, a lista serve para isto, para discutir, de preferência
  temas técnicos com propostas, sugestões, idéias, ... e não meramente usar
  este recurso como um helpdesk ou um help on-line.

  Gratos pela atenção,

  Rubem Rocha
  Manaus, AM

  MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto. http://search.msn.com.br