  From: Joao Morais
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Friday, March 23, 2007 11:08 AM
  Subject: Re: [delphi-br] Sistema indepente de bd,, como????

  Renan Nucci - CSM Soft wrote:

  > Então, o problema eh que meu sistema não esta com todas as querys sob o
padrão Ansi SQL... pois para se ter performance, se deve utilizar as funções
especificas que cada SGBD oferece..

  Não. Para se ter performance, em primeiro lugar você tem que ter índices
  nos campos corretos. Você também tem que executar as queries corretas na
  hora correta. Se você constrói suas próprias consultas, elas tem que ser
  bem escritas.

  > Quando eu postei esse tópico foi com a intenção de alguém me dizer sobre
algum framework de persistência.. pois acredito que eh pra isso eles servem no
delphi correto?

  Framework de persistência ajuda você trabalhar orientado a objetos e
  gravar os dados em banco relacional. Ele também constroi a maioria das
  queries pra você. Mas ele não é mágico, a performance de um sistema com
  um framework de persistência é ligeiramente inferior (dependendo do
  framework, tal performance pode ser bem inferior).

  Agora independência de banco você consegue com a dica do pessoal, mesmo
  assim você fica dependente de uma tecnologia. Veja só:

  Zeos dá independência de banco, mas você fica dependente do que ele
  implementa.

  dbExpress dá independência de banco, mas você precisa encontrar um
  driver para dbExpress para o banco que você quer usar. As vezes tem que
  pagar por um.

  InstantObjects é um framework de persistência, faz mapeamento objeto
  relacional e dá independência de banco, mas você fica dependente do que
  o InstantObjects implementa. No caso de um framework é mais fácil
  resolver o problema, porque você pode escrever um conector do
  InstantObjects para qualquer componente para Delphi, basta conhecer a
  sintaxe dos conectores.

  > Não sei qual a melhor forma de se ter essa independência.. E o que dizem
sobre sistema 3 camadas???

  Depende de como você quer implementá-la. Se você estiver disposto a
  encarar programação orientada a objetos você terá mais recursos, mas a
  curva de aprendizagem é muito maior. Inscreva-se em delphi-oop-br aqui
  no Yahoo grupos para conhecer mais sobre oop com banco de dados.

  O que você quer saber sobre 3 camadas?

  --
  Joao Morais