Fala Eduardo, tudo bem?
Como está a nova filhinha ?
Por aqui estamos todos bem e o sistema crescendo...

o TXMLDocument só monta um XML localmente. Ele resolveria o caso do
ClientDataSet, por exemplo.
No caso do Leonardo, ele precisa enviar/receber pacotes SOAP.

Para que vc utilize Web Services (SOAP/WSDL), vc tem que seguir a
especificação definida pelo W3C que, a grosso modo, pede uma
especificação da estrutura que está sendo transmitida no formato WSDL.
Quando se usa o componente da Borland, vc envia um DataSet embutido em
um XML sem que se especifique a sua estrutura, ou seja, o layout do
dataset não fica exposto no WSDL. Por conta disso, o cliente (que pode
ser feito em qq linguagem) não consegue entender a estrutura de dados
contida no XML.

Um abraço,
Josir