  From: Rubem Nascimento da Rocha
  To: [EMAIL PROTECTED]
  Sent: Friday, April 13, 2007 12:12 AM
  Subject: Re: [delphi-br] Ordenação no Grid

  Esta alternativa causa um grande impecilho no que tange tráfego de dados em
  uma rede. Toda vez que o usuário der um clique em um título de uma coluna
  que queira ordenar, ele irá trafegar uma SQL pra retornar dados, o que irá
  causar o primeiro transforno: tráfego de dados desnecessário na rede. O
  segundo transtorno seria o tempo de resposta para receber estes dados via
  rede. Imagine 50 usuários fazendo acesso concorrente ao seu banco de dados,
  e o SQL desse grid necessitar de dados que estão em concorrência no instante
  em que se submete a instrução SQL para receber os dados. Resultado: lerdeza
  no uso da aplicação e intenso tráfego de rede, que pode ocasionar outros
  problemas a nível de disponibilidade de banda da rede.

  O mais coerente é usar ClientDataSet. Associe o dataset que vc está querendo
  visualizar no grid a um TDataSetProvider, e este a um TClientDataSet. Com o
  ClientDataSet, vc pode ordenar os dados já carregados na própria estação
  cliente, sem a necessidade de se reenviar a consulta para refazer uma ordem
  que se deseje visualizar.

  Informe-se a respeito disto. Neste e em outras listas de discussão sobre
  Delphi, este tema está mais do que tarimbado, abordado e discutido, e a
  solução é essa: ClientDataSet.

  Sds.