Adriano,

Pra te falar a verdade, desde o Delphi 3 eu sempre instalei novos componentes
usando o esquema de Packages que é 1001 vezes bem melhor do que ficar inchando
a Dclusr. Concordo com você que novamente, por questões de compatibilidade,
eles mantiveram o esquema do install component oriundo do Delphi 1 nos demais
Delphis. Mas, convenhamos, isto é uma técnica pra lá de defasada. Você há de
concordar comigo.

Quanto a ter somente o .pas e o .dcu, isto não é empecilho algum pois criar um
arquivo .dpk (package de componente) é tarefa simples também. Cria, adiciona
o(s) componente(s) desejeado(s) e pronto. Tá lá o pacotão basicão pronto pra
ser usado. Se não precisar dele mais, basta desinstalá-lo. Então você pode
instalar ou desinstalar certos componentes sem precisar de ficar adicionando e
recompilando a package principal do Delphi. Dependendo daonde e do tipo de
maquina, isto é uma senhora ajuda divina..

Lembrando que este metodo de instal componente é uma coisa meio que
inconveniente de se fazer, uma vez que se você estiver desenvolvendo um projeto
X com componentes específicos para ele, você pode instalar somente aquela
package referente a este projeto e pronto (pode até levar só isto lá pro micro
do cliente). Quanto a Dclusr, você tem que levar tooodos os componentes.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215