Até quem enfim pessoal, agradeço a todas as sugestões, peguei um pedaço de
informação de cada um me debrucei sobre o manual do delphi (o online mesmo o
famoso HELP - F1), usei um recurso nativo do proprio delphi,
sempre esteve lá desde a versão delphi 6

ApplicationEvents1

lá tem um evento,
OnShortCut - só fazer indicação se key = vk_f10 then blabla;

e funcionou em todo o sistema, isso é ótimo, na verdade por pressa ou
preguiça mesmo, quis usar uma ferramenta extra no caso a JEDI e no delphi
sempre teve isso...

Valeu pessoal , quem quiser a dica com mais detalhes, só avisar, que
disponibilizo aqui na lista para quem quiser.

Em 24/04/07, Sérgio T. Uetanabaro <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Jeito sei que tem pq tem um componente da LMD que faz isso chamado
> GlobalKey.... De onde vc teclas o conjunto de teclas especificado o cara
> pega. Deve usar mensagens do windows para isso.
>
> []´s
>
> Sergio
>
> _____

Leonardo Quinino