Não gosto muito de entrar nestas discussões, mas como trabalho há 10
anos com Delphi acho que posso dizer algumas coisas pra você e pra sua
equipe:
Com licença.

<< 1. Desde o Delphi 8 a IDE do Delphi ficou horrivel. Telas e mais
telas enchendo o espaço do monitor em detrimento do espaço que
tínhamos para as telas do nosso aplicativo no Delphi 7.>>

Como o Ricardo disse: existe a opção Classic Unlocked no combozinho ao
lado do menu principal do Delphi. Além disso você configura toda a sua
ide e salva o Desktop pelo mesmo combozinho quantas vezes for
necessário, ou seja, cria diversas formas de layout da IDE. Eu por
exemplo tenho os layouts Properties - vejo a caixa Properties (Object
Inspector) maior pra configuração de componentes - , Coder onde aumento
muito a área de visualização do código escondendo outras caixas,
Debug...ativo todas as caixas de debug que utilizo. E mais um monte de
outros layouts.
A paleta de componentes na vertical demora um pouco pra acostumar, mas
pra quem não usa a paleta, como eu (usava o Alt + P + C) pra listar os
componentes, agora ficou muito melhor. O filtro de componentes é show de
bola.

<< 2. Descontinuidade de componentes tão usados no Brasil, como Quick
Report, substituindo-o por aquela ferramenta tenebrosa: O RaveReport,
que não deu ibope, tanto é que nem foi adicionada a palhetado Delphi
2007. >>

Depois de tantas reclamações nossas (Brasileiros) a CodeGear from
Borland trouxe de volta o Quick, ou seja, ganhamos a luta. Temos (nós
brasileiros) força, basta ir atrás. De qualquer forma existem dezenas de
bons editores de relatório. Report Builder, FreeReport, Report Manager,
FortesReport e etc.

<< 3. 30 dias para testes com o trial do Delphi 2007. O que dá pra
fazer em 30 dias pra quem tem 10 projetos de peso?>>
O pessoal acha que versão trial é pra você abrir todos os seus projetos
e migrar todos pra nova ferramenta. E se realmente fosse assim e você
não gostasse ou a grana da empresa não desse pra comprar a ferramenta?
Teria que migrar tudo de volta para versão que você usava? Quanto tempo
seria bom de trial? 1 ano?
Trial vem de 30 dias.

<< 4. Preço do Delphi 2007, totalmente incompativel com a realidade
brasileira.>>
Realmente é caro, mas se é usuária registrada tem desconto. Se é muito
caro compre o Turbo, mais em conta e mesma qualidade.

<< 5. Componentes que sempre julgamos primordiais e que nunca foram
adicionados ao Delphi como componentes da RXLib: currencyEdit,
DateEdit, coisas que facilitam muito a vida do programador.>>
Faço minhas as palavras do Rubem Nascimento. Embora que: eu sou Borland.
Precisa de componente? Faça o seu próprio, assim não depende nem de
terceiros nem da Borland. Na migração do seu sistema pra uma nova versão
do Delphi basta abrir o fonte e compilar, já era. Nada de componentes de
terceiros se realmente não for necessário. Pare e pense se realmente
tudo que vc usa é de extrema importância. Embora eu tenha um sistema
beeeem grande desenvolvido com milhares de componentes de terceiros
colocados por programadores antes de mim, desenvolvi diversas novas
ferramentas pra empresa sem componentes de terceiros e funcionam
perfeitamente sem problemas.

<< 6. Falta de um bom componente para relatório, inclusive que sirva
pra impressão em matriciais.>>
RDPrint, R$ 90,00 a licença, excelente componente, funciona
perfeitamente e ainda dá pra fazer excelentes relatórios gráficos.
Quer gratuito? VDOPrint.

Meu, mudar pra VB na minha opnião é imaturidade da equipe, desculpe a
franqueza.

Existem ClubeDelphi, ActiveDelphi, PlanetaDelphi, DelphiBahia e uma
centenas de milhares de bons sites e revistas especializadas que mostram
como trabalhar com Delphi todas as maneiras possíveis. Com ou ou sem
componente de terceiro, com ou sem quick, com rave, com Interbase, com
Firebird, usando Asp.Net e etc.

Procure.

Adriano Santos

Rubem Nascimento da Rocha respondeu: