Se vc quer um exemplo simples e pratico então

Baixe gratuitamente o meu exemplo do Borland conference 2006 q acabei de
atualizar no code central.

http://cc.codegear.com/Item/24209

desenvolvimento ntier no Delphi [e simples..

vc tem o banco(camada de persistência)

cria um servidor de alica;ao no Delphi(camada de acesso  a daddos)

q basicamente [e iniciar um novo projeto e colocar nele RemoteDataModules.

E depois colocar ele so o servi;co do Borland Socket Server(BSS), bastando
pra siso instal-lo como serviço(scktsrvr.exe –install).

E por fim, fazer a aplicacao cliente se conectando no Server através do
SocketConnection, configurando o host(ip), a porta(VS define ela no BSS, e
por padrão vem a 211) e o Server(q e na verdade
nomedoprojetoserver.nomedaclasse q vc vai preencher ou serão listados tds
pra vc)

Seria basicamente isso, e no mais sera um prazer ajudar, sinta-se a vontade
de entrar em contato sempre que precisar.

Abracos

Bruno