Bom dia Célio,

O colega tem razão, o Contador da empresa deve te informar quais os registros
serão necessários.

Os mais comuns são: 50, 51, 54, 61, 70, 75, além do Header e Footer.

Neste link http://codigolivre.org.br/projects/sintegra/ tem um projeto como
fontes, show de bola (atualizado),
é uma excelente base para vc.

Baixe tb a última versão (5.2.2) do validador do arquivo (www.sintegra.gov.br)

Quanto ao manual, aqui no RS é o convênio 57/95, você encontra ele no site da
receita do RS.
Não sei em outros estados,  mas até onde sei isso é padrão a nível de Brasil.

Qualquer coisa que eu puder ajudar, estamos aí.
(Temos ele implementado em nosso ERP)

Att,

Celso Lorenzetti
Analista de Sistemas