Olá,

>Galera, estou querendo cobrar pelos meus sistemas comerciais uma manutenção
>mensal para ter uma renda fixa todo mês, para que eu possa terminar minha
>faculdade de Eng. da Computação.
>E gostaria de saber de vc's, como são cobrados por essas manutenções
>mensais
>!!!

Ótima pergunta. Eu mesmo passo por este dilema constantemente.

Muitos clientes simplesmente *não* podem pagar pela manutenção
de jeito nenhum (para não gerar vínculo, por exemplo), nestes casos
o negócio é cobrar por hora (R$ 40, R$ 50, R$ 60... depende).

No caso de manutenção mensal, eu costumo cobrar um valor mensal no
1o ano (Ex: 2 SM por um máximo de x horas), e diminuir a partir do
2o ano.

Mas varia muito. Opiniões dos colegas te ajudariam (e a mim tb).

Saudações,
Eduardo Paci Galvão
Bacharel em Engenharia Elétrica - UFMG
Analista de Sistemas