EEEsse é o famoso João que conhecemos hehehehe...

Seguinte, como eu disse anteriormente nesta propria Thread, não é fabricante e
muito menos Cartola quem vai dizer que a partir de amanha o Win32 acabou. Quem
vai dizer isto é o próprio mercado. E só pra vocês terem uma ideia, até hoje
ainda usa-se Win16, DOS, etc. Então não cabe a um Bill Gates ou um David I da
vida chegar a público e decretar a descontinuação de uma determinada plataforma
por este ou por aquele motivo. Enquanto existirem sistemas rodando sobre ela, a
supra-citada ainda vai continuar.

E Nós? Aonde entramos nisto??

Bom, não compete a nós dizermos que a partir de hoje só programo em .NET ou que
a partir de amanhã não mexo mais com Win32. SE TIVER DEMANDA, você não vai ser
bobo de dispensar né? Dinheiro tá facil....

O que compete a nós, é estarmos interados com as novas tecnologias mas não
abandonando as antigas pois o mercado, se vocês forem olhar, é uma colcha de
retalhos. Se até hoje rodam Cobol com Mainframes por aí, tem muito lugar que
ainda tá no DOS. Tem mercado pra Win16 (e até, quem sabe, pra Dosshell)
Portanto, como o João disse,  o processo de "remoção" do win32 vai realmente
levar um senhor tempo. Pode ser que quando este dia chegar, muitos aqui nem com
computador já estarão mexendo mais.

Agora quanto a dizer que é uma piada de mal gosto, que tudo que roda em Windows
ter que rodar sob uma maquina virtual, eu acho que isto é muito relativo João.
Se é possível? É, mas vai depender de N fatores em cima disto (Demanda,
necessidades, etc).  Concordo plenamente com você na possibilidade de futuras
novas API´s, mas acredito mesmo qeu elas vão estar portadas sob um "managed
code", já que a ideia é isolar o Sistema Operacional das aplicações evitando
que elas interfiram no funcionamento do mesmo. E eu vou mais longe ainda:
Acredito muito mais que num futuro (não direi próximo) as maquinas virtuais
dotNET e JAVA acabarão se fundindo em uma única (padrão universal) permitindo
aí que qualquer programa rode em qualquer platforma independente de quem fez e
pra que fez. E sabem porque? Porque a Microsoft não vai querer dar as costas
para o setor dos Javeiros e a Sun muito menos os dos Microsofteiros...

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215