 De:delphi-br@yahoogrupos.com.br

 Para:delphi-br@yahoogrupos.com.br

 Cópia:

 Data:Tue, 22 May 2007 10:36:45 -0300 (ART)

 Assunto:Re: [delphi-br] Duvida: Query no Data Module ou nos Forms

 Ricardo, como manter as querys no datamodule e usar os objetos tfield, se a
cada consulta, a query retorna diferentes colunas ?
 Por exemplo: quero manter apenas uma query contasareceber no datamodule, mas
na consulta de titulos à receber, uso as colunas documento, vencimento e valor.
já na consulta de tíulos recebidos, uso as colunas deocumento, recebimento e
valor recebido.
 Espero ter sido claro.

 Plinio Cesar Pavin

 Olá... Vamos por partes:

 << As Query´s que usarei para estas consultas
 onde devem ficar ? No Data Module ou nos proprios Forms ?>>
 Minha opinião pessoal: No DataModule sempre. Tecnicamente vc já deve ter
percebido que podem ser colocados em qualquer lugar.

 << Utilizo um componente query para cada consulta
 ou posso usar o mesmo componente query para
 consultas dque leem tabelas diferentes ?>>
 Minha Opinião pessoal: Melhor usar um TSQLQuery para cada tabela que vc tem.
Ou criar uma função que crie um TSQLQuery em tempo de execução e daí vc passa a
instrução SQL para este componente criado em tempo de execução.

 << Se eu usar uma query,
 que e´ chamada em diversos Form
 e associada em tabelas diversas
 o Firebird sabera administrar isto ?>>
 O FB só sabe dos dados que ele está guardando. Se a consulta é chamada de um
form ou de outro para ele não interessa. O que importa para ele é procurar e
retornar os dados.

 Sds,
 Ricardo.

 fernandoaldrighi <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: Pessoal, no meu Sistema haverá
'n' consultas:
 - Consulta para o modulo Contas a Receber
 - Consulta para o modulo NF Saida
 - Consulta para o modulo NF Entrada...

 Uso Delphi 7 com Firebird.

 http://br.messenger.yahoo.com/